Agência de Publicidade, o que elas fazem?

 

O que faz uma agência de publicidade?

Uma agência de publicidade, também chamada de agência publicitária, ou agência de propaganda, é responsável por toda a parte de planejamento, criação, produção e campanhas de publicidade.
A agência de publicidade irá gerenciar tudo o que for relacionado à propaganda da empresa ou organização, ficando responsável por assistir o anunciante nas suas necessidades exatas, fazendo um trabalho que gere bons resultados depois de considerar todo o processo necessário.
É papel da agência de publicidade fazer toda a ponte entre o seu cliente e os veículos de comunicação, além de transformar a sua ideia em algo material.
Esse trabalho visa trazer dinâmica e racionalidade às atividades da empresa contratante. Os resultados costumam ser sempre tão satisfatórios que a oferta de serviços publicitários é enorme e aumenta a cada vez mais no Brasil, fazendo com que muitas pessoas mais se formem na área.
Em consequência disso a competição também aumenta, então a cada vez temos mais profissionais buscando se capacitar da melhor forma possível, agências se reinventando e buscando oferecer qualidade e custo benefício como diferencial.  Agências publicitárias grandes ou pequenas podem ser capazes de atender as demandas do mercado.
Infelizmente esse serviço ainda é visto como desnecessário por empresas pequenas, que não enxergam muitos benefícios para se fazer um investimento na contratação de uma agência de publicidade, mas empresas que buscam esse tipo de serviço encontra resultados significativos no mercado.
A agência de publicidade costuma ser dividida em vários setores distintos, que trabalham para atender todas as demandas dos clientes, desde o contato inicial, financeiro e criação. Saiba o qual é o trabalho realizado em cada setor dentro da uma agência de publicidade.

 

A história da Publicidade

Desde as épocas mais antigas, quando se inventou a escrita, a necessidade de comunicação na sociedade foi crescendo desenfreadamente.
Foram surgindo modos de se aperfeiçoar em comunicação, com profissionais que fossem capazes de chamar a atenção do público, em qualquer que fosse o seu tipo de serviço, passando uma mensagem clara e interessante a respeito da sua ideia.
A comunicação passou a ser usada para cativar e convencer o público a consumir algo ou comprar bens e serviços oferecidos.
É claro que toda a organização desse processo e pensamentos levou séculos até que houvesse o início formal da ideia de Publicidade e Propaganda, mas o conceito sempre esteve lá.

A evolução da publicidade

Historicamente, registros dão conta de que os primeiros anúncios formais para fins comerciais foram publicados na Inglaterra, em jornais de 1650. Havia naquela época cerca de seis anúncios em média, feitos nos jornais diários de Londres.
Depois de cem anos, em 1750, os anúncios já ultrapassavam cinquenta por uma única edição, uma prova clara de sua eficácia. Nos Estados Unidos o primeiro anúncio para fins comercial foi publicado no ano de 1704, e foi um anúncio imobiliário. O “boca a boca” deixava de ser a maneira mais fácil de fazer negócios.

A Publicidade no Brasil

No nosso país a Publicidade chegou um pouco mais tarde. As propagandas iniciais começaram a aparecer nos jornais já depois da segunda metade do século 19, quando a pátria já era independente e não mais uma colônia de Portugal.
Vamos dizer que nessa época, no berço da Publicidade e Propaganda brasileira, a ética não era muito levada em consideração por parte dos anunciantes. Muitas propagandas falsas eram encontradas nos jornais, pois ainda não havia qualquer tipo de regulamentação que cuidasse disso.
A regulamentação surgiu justamente da necessidade de evitar problemas que estavam se tornando recorrentes, visando evitar transtornos para os veículos de comunicação que divulgavam os anúncios na época. Foi então o início do processo de regulamentação das campanhas publicitárias.

mulher-na-publicidadeAs mulheres e a Publicidade

A agência de publicidade tem como foco atingir diretamente o público alvo de uma empresa, e esse conceito é muito antigo.
Na virada do século 19, as mulheres ainda encontravam dificuldades para conquistar mais espaço e liberdade em uma sociedade altamente conservadora.
Foi então que as agências tiveram uma grande sacada: se beneficiar do fato de serem as mulheres as responsáveis na época pela maior parte das compras familiares e manutenção da casa.
Decidiram então explorar o papel relevante delas perante a sociedade, e daí, a partir desse pensamento, aconteceu uma maior valorização das habilidades femininas, justamente o que era reivindicado, a fim de ganhar o mercado.

É claro que nem sempre isso foi respeitoso, por exemplo, muitos profissionais até hoje relacionam a figura feminina à criações de propagandas que tenham apelo sexual. Isso também é antigo, por exemplo, antigamente era comum uma propaganda de sabonete levar a figura de uma mulher junto de uma mensagem como: “a pele que você ama tocar”.
A propaganda também podia ser ilustrada com imagens de um casal. Foi a partir dessa época que começou o avanço da sexualidade como uma importante ferramenta da publicidade.

  • Setor de Atendimento ao Cliente

Essa parte de contato direto com o cliente geralmente é tratada pelo gerente ou supervisão da empresa, e essa comunicação entre as duas partes é crucial para um projeto bem sucedido.
A equipe responsável pelo atendimento da agência de publicidade, além de fazer a ponte com os clientes cativos, também irá em busca de conquistar clientes novos, criando propostas para novos negócios. Também precisam estar em contato frequente com todos os outros setores da agência, intermediando todas as relações e fazendo uma gestão geral dos projetos e campanhas publicitárias.

  • Setor de Planejamento

A equipe de criação trabalha junto do planejador da agência, e costumam estar sempre ligados ao desenvolvimento criativo, o que implica em compreender exatamente o cliente e a relação que ele pode ter com a agência de publicidade. Dali nascerá todo o processo criativo e estratégico visando as necessidades do cliente depois de analisar suas perspectivas e fazer uma ampla pesquisa de mercado, envolvendo entrevistas.

  • Setor de Planejamento de Mídia

A equipe da mídia vai trabalhar diretamente com o conteúdo da televisão, revistas, redes sociais, jornais e etc, sempre em busca de apresentar novos e renovados conceitos com um bom custo benefício para chegar ao público alvo desejado pela empresa que quer fechar o serviço publicitário. Sempre buscando novas oportunidades de mídia para divulgar as mensagens publicitárias, além de checarem os melhores espaços, horários e valores para anúncios nos meios de comunicação.

  • Setor de Criação Publicitária

Depois de já ter sido todo o trabalho para conseguir a aprovação do projeto pelo cliente, chega a hora da equipe da criação desenvolver então toda a execução da ideia combinada.
O diretor de criação geralmente trabalha em conjunto com essa equipe, além de ser responsável de modo geral por qualquer produto criativo da agência.
O trabalho em grupo se completa, de modo que o diretor de arte e o redator possam ajudar diretamente no trabalho um do outro. Os profissionais do Setor de Atendimento ao Cliente, responsáveis por conquistarem os projetos lá no início, irão fornecer ao Setor de Criação as ideias e conceitos a serem desenvolvidos para aquele cliente da melhor forma possível.

  • Setor de Produção

O conceito já foi criado, enviado ao cliente e conseguiu a sua aprovação. Agora é a vez do departamento de produção fazer todas aquelas ideias se tornarem palpáveis e reais.
É aí que vem a maior pressão da agência, pois a essa altura os prazos já são curtos e essa equipe vai depender do trabalho realizado pelos profissionais responsáveis pelos outros setores da agência. O diretor de arte também auxilia no trabalho da equipe de produção, visando garantir que o resultado final seja exatamente da forma combinada com o cliente.

  • Setor Financeiro e de Recursos Humanos

Agências de publicidade também funcionam como qualquer outra empresa, e precisam cuidar do seu faturamento mensal e anual , além de gerenciar os seus funcionários.
O setor financeiro terá o controle de receber o pagamento dos contratos e clientes e pagar seus funcionários.
É claro que cada agência possui um certo tipo de dinâmica própria, então nenhum modelo de organização financeiro ou de RH é fixo, porém existe uma estrutura que precisa ser respeitada, portanto os pedidos devem ser enviados para o departamento correto. Isso fará com que exista um fluxo melhor de serviço dentro da agência de publicidade, o que também acarreta no cliente recebendo um material de qualidade.

Então, somando todas essas informações, o que faz uma agência de publicidade, afinal?

O objetivo final da agência de Publicidade é entregar ao cliente exatamente aquilo que ele deseja, transformando as ideias tidas em conjunto em realidade, e isso depende da excelência do trabalho de cada um desses setores.
É feita uma pesquisa minuciosa a respeito da ideia, do conceito, da marca, produto ou serviço para divulgar, analisando todos os pontos positivos e negativos do público a ser atingido, o mercado e a concorrência que será enfrentada.
O planejamento é feito com cuidado, mediante a criação de novas mensagens e peças, definição de mídia e veículos que irão trazer melhores resultados e atingir o público alvo.
Todo o trabalho é feito visando materializar a ideia do cliente e também garantir os resultados posteriores à criação da arte, evitando que aconteça qualquer conflito entre esses dois fatores.

Quais são os principais tipos de Agência de Publicidade e Propaganda?

  • Bureau de criação ou de estúdio: Esses estúdios irão se ocupar de realizar o planejamento da comunicação a partir da criação de campanha.
  • Bureau de Mídia: Diferente do Bureau de criação ou de estúdio, esses estúdios irão se preocupar com parte do processo de comunicação, ou seja, a compra da mídia. Esse tipo de agência se criou a partir da necessidade de desvincular criação de compra de anúncio.
  • Plena: Agências do tipo Plena possuem profissionais que foram preparados para trabalhar a frente de qualquer área de divulgação.
  • Editora: Essas empresas trabalham diretamente com materiais específicos de divulgação, como jornais, livros, panfletos, folders e qualquer material de peças de mídia. Esse tipo de agência possui a vantagem é o fato de ter uma alíquota menor de impostos a ser paga ao governo.
  • House: Empresas ou organizações grandes, que tenham uma demanda muito alta de produção material e um tempo escasso para todo o processo de correção e aprovação costumam optar por procurar uma agência HOUSE, ou seja, uma agência de publicidade em casa.

 

As agências de Publicidade depois da evolução

As agências de Publicidade que temos em funcionamento hoje são, como já vimos, responsáveis por todo o processo de criação, planejamento e veiculação de campanhas de empresas e organizações. Elas mantém o seu funcionamento com uma soma de profissionais e equipes que se completam, cada um detendo uma diferente habilidade dentro do meio de comunicação.
Os esforços são reunidos em prol de concretizar uma ideia, desde o seu nascimento até o anúncio já pronto chegando às mãos do público alvo.
Assim, vemos com clareza  que uma agência de Publicidade é um dos maiores exemplos do sucesso de um trabalho em grupo, onde cada setor tem uma importância ímpar, e o resultado final é uma soma de diversos esforços em várias áreas diferentes.
Esse trabalho passa despercebido aos nossos olhos consumidores, mas cada anúncio que vemos no dia a dia é fruto de um árduo trabalho em equipe.
Agora que você já sabe um pouco mais da história e o que faz uma agência de publicidade em cada um de seus setores, compartilhe esse artigo e ajudar mais pessoas a descobrirem como funcionam as agências de publicidade!

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E como contratar uma agência de publicidade?

Sindicatos e Associações de destaque:
www.sinaprosp.org.br/
www.adegraf.org.br
www.appcampinas.com.br